NossoMundo

Para meu trabalho de conclusão de curso, tinha uma ideia: criar, por meio do design, algo que ajudasse os autistas a se comunicarem e a socializarem melhor.
Depois de longas pesquisas e entrevistas, percebi que a melhor solução seria criar um aplicativo para tablets e smartphones que estimulasse as pessoas no espectro do autismo por meio de jogos inteiramente personalizados. Com um aplicativo temos a vantagem de proporcionar diversas dinâmicas e atualizar facilmente o produto, além de ser simples de manusear.

O vídeo abaixo, que toca assim que o aplicativo é aberto pela primeira vez, explica bem o funcionamento do NossoMundo:

 

As telas de customização garantem que os jogos sejam os mais adequados possíveis à pessoa usando o NossoMundo.

customizacao

Após a customização, o usuário conhece a tela “home” do aplicativo, já personalizada. Ele agora tem duas opções: Utilizar o PECS, um sistema usado para ensinar e auxiliar a fala e alfabetização ou jogar os 3 jogos que foram selecionados para ele neste dia.

home

PECS

Diariamente, o aplicativo seleciona 3 jogos que vão auxiliar o desenvolvimento do usuário progressivamente. Os jogos podem ensinar desde nomenclatura e alfabetização até simulações de situações sociais. Todos os jogos possuem uma voz que guia o usuário, garantindo que ele não se perca e aprenda.

jogo1

jogo2

jogo3Os pais e professores participam da evolução do usuário recebendo e-mails a cada 30 jogos completados com um gráfico do progresso nas atividades. Dependendo dos resultados, os jogos podem ficar mais complexos ou se manter no mesmo nível, para que o usuário nunca pare de se desenvolver.

email resultados

 
Assista o vídeo onde o aplicativo é testado pela primeira vez, no Instituto Lumi:

 

Ilustrações: Maria Elisa Zaia, Fernando Imai e BabyC

Dominando
dominando